Assinatura RSS

Batata Frita

Publicado em

IP2010003A batata frita é um alimento que consiste em (pasmem) tiras de batata fritas em óleo vegetal. A batata é um tubérculo de origem sul-americano, mais especificamente onde hoje ficam Peru e Bolívia. Durante a expansão espanhola, que dominou praticamente a América inteira, as plantas foram levadas à Europa e posteriormente à Ásia. A batata se adaptou muito bem na Europa, principalmente na Irlanda, onde o clima é frio e o solo é úmido. Séculos após, a batata acabou salvando a Europa de uma grande crise de fome e graças ao elevado consumo desse tubérculo, várias doenças diminuíram drasticamente devido suas proteínas e vitaminas.A origem da batata frita é incerta. Alguns afirmam que ela surgiu na Bélgica durante o século XVII, outros alegam que o país de origem desse petisco é a França e ainda existe outra teoria que diz que os espanhóis são os reais inventores já antes mesmo da planta ser levada à Europa.

De qualquer modo, a batata frita ganhou mais popularidade na França, onde várias receitas de um livro culinário de 1758 já traziam o alimento. O aperitivo ganhou tanta notoriedade na França que em inglês a batata frita é chamada de “French Fries”, ou seja, fritas francesas. Apesar disso tudo, o historiador belga Jo Gerard diz que as batatas já eram fritas na região onde hoje é a Bélgica desde 1681. Segundo Gerard, as famílias pobres da época costumavam fritar peixes no óleo, mas durante um rigoroso inverno os rios e lagos congelaram e o peixe foi substituído por batata.

burger-crave-food-french-fries-nom-omg-Favim.com-42714Qualquer que seja a real origem da batata frita, o petisco se alastrou rapidamente e está presente em todo o mundo em grandes variedades e peculiaridades, porém, em nenhum outro lugar do mundo ela é tão apreciada e consumida quanto nos Estados Unidos. Assim como o hambúrguer, a batata frita virou peça indispensável na alimentação dos americanos. Elas estão em toda parte, em qualquer lanchonete ou restaurante, desde o mais simples até o mais sofisticado.

A batata frita ao redor do mundo:

  • Portugal: é comum no país a venda de batata frita na forma desidratada que são embaladas em pacotes. O alimento é conhecido como pala-pála.
  • Bélgica: há um museu da batata-frita na capital Bruxelas.
  • Polônia: batata frita na Polônia só é batata frita se estiver acompanhada de MUITO alho.
  • Inglaterra: quando os espanhóis trouxeram a planta para a Europa, acreditava-se que a batata era venenosa.
  • Estados Unidos: existe um rumor de que as batatas fritas do McDonalds não são de verdade, ou seja, são modificadas e incluem um ingrediente chamado ironicamente pelos céticos de “sabor natural de carne”. O McDonalds Canadá liberou um vídeo mostrando como é o processo desde a colheita das batatas até seu preparo. Link do vídeo, em inglês: http://migre.me/ejjOG

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: