Assinatura RSS

Copa Libertadores da América

Publicado em

mn_VjiTHFOTO_2_-_Copa_Bridgestone_LibertadoresA Copa Libertadores da América é o torneio de futebol mais importante da América do Sul. A primeira copa com um formato parecido da atual taça Libertadores ocorreu em 1948 em Santiago, capital do Chile. Os campeões de cada país membro da CONMEBOL (Confederaçao Sul-Americana de Futebol) foram os participantes e o clube brasileiro Vasco da Gama consagrou-se campeão. Dez anos após esse torneio foi criada a verdadeira Copa Libertadores da América, que na época chamava-se Copa dos Campeões da América e rebatizada com o nome atual cinco anos depois. A Copa Libertadores da América recebeu esse nome em homenagem aos libertadores da América do Sul, como Simón Bolívar e José Bonifácio de Andrada e Silva. Apenas em 1960 o torneio foi efetivado e jogado pela primeira vez, tendo o Peñarol do Uruguai como seu campeão.

Até 1965 os participantes do torneio eram apenas os campeões nacionais dos países membros da CONMEBOL. A partir desse ano, os vice-campeões das ligas nacionais e os vencedores das copas nacionais também começaram a ser admitidos na competição. Através das décadas, o número de times foi aumentando até chegar ao modelo atual de 38 participantes. São 5 participantes brasileiros, 5 argentinos e 3 clubes dos demais países. Desde 1998, três clubes mexicanos são convidados para participar da competição, e isso se deve aos deveres com os patrocinadores. Atualmente, o nome oficial da copa é: Copa Bridgestone Libertadores da América, de 2003 até 2012 chamava-se Copa Santander Libertadores e anteriormente a isso, Copa Toyota Libertadores da América.

A Copa Libertadores é o torneio mais prestigiado da América do Sul e isso se deve ao fato de que o campeão da copa ganha uma vagataca-libertadores para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, que serve para definir qual é o melhor clube de futebol do planeta, já que classificam-se para essa competição apenas os campeões de cada continente. Apesar de ser a única chance de times de diferentes continentes se enfrentarem oficialmente, os clubes europeus não dão tanto valor a essa competição.

Durante os anos de competição, várias rivalidades se formaram entre os clubes dos países participantes, sendo Argentina e Brasil a maior delas. Inclusive os clubes argentinos e brasileiros são os que mais vezes venceram o torneio, a taça foi 22 vezes para os argentinos e 16 para os brasileiros.

A Libertadores ao redor do mundo:

  • Uruguai: o clube com mais participações em libertadores é o Peñarol, que também foi o primeiro campeão da competição.
  • Equador: o maior artilheiro da história da Libertadores é o equatoriano Alberto Spencer, que marcou 54 vezes em 54 jogos.
  • Argentina: o Independiente é o maior campeão do torneio, o clube ganhou 7 vezes.
  • Colômbia: o clube colombiano América de Cali chegou à final da Libertadores 4 vezes e perdeu todas.
  • Brasil: o primeiro clube brasileiro a participar da Libertadores no real formato como temos hoje, foi o Bahia, que tinha sido campeão da Taça Brasil do ano anterior.
  • México: mesmo que um time mexicano vença o torneio, ele não poderá participar do Mundial de Clubes da FIFA, pois somente os clubes membros de suas próprias confederações podem classificar-se para esse campeonato. Como o México pertence à CONCACAF e a Libertadores é uma competição da CONMEBOL, a vaga para o Mundial ficaria com o vice-campeão.

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: