Assinatura RSS

Torre Eiffel

Publicado em

torre_eiffel_b0b9b37b3ee26cd43e5686060676a01c_cartao-postal-26A Torre Eiffel é uma torre feita de ferro construída no século XIX localizada no Champs de Mars em Paris, na França. A torre foi construída para a Exposição Universal de 1889 em homenagem ao centenário da Revolução Francesa e projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, que queria provar para o mundo que era possível construir estruturas complexas com ferro. Originalmente a Torre Eiffel seria desmontada após a Exposição, mas sua importância com a transmissão de sinal de rádio e a admiração pela estrutura foram tantas que o monumento ficou e hoje é uma das construções mais reconhecidas do mundo. A Torre Eiffel recebe milhões de visitas por dia e é o monumento pago mais visitado do mundo. A torre é o edifício mais alto de Paris, com 324 metros de altura e foi até 1930 a construção mais alta do mundo. Filme feito pelos irmãos Lumière em 1898 retratando a subida pela torre: migre.me/e5FrB

A Torre Eiffel pesa cerca de 7.300 toneladas e sua estrutura é super resistente. A torre tem de ser pintada com uma tinta especial a cada sete anos para garantir que não enferruje. Sua altura pode mudar em até 15 cm dependendo do clima. Dentro da torre existem três andares interligados por 1665 degraus e um elevador feito de vidro. Também há várias lojas de lembranças e restaurantes. Existem 72 nomes gravados na torre, de pessoas que ajudaram Gustave Eiffel a projetar a torre.

Em 1967 o prefeito de Montreal, Jean Drapeau, conversou secretamente com o então presidente da França, Charles de Gaulle, sobre desmontar a Torre Eiffel e remontá-la em Montreal para servir de atração durante a Expo 67. A companhia que gerencia a torre negou a proposta com medo de que o retorno da torre ao seu lugar de origem na França fosse negado.

Etapas da construção da torre

Etapas da construção da torre

A Torre Eiffel virou um ícone mundial e está presente na cultura popular de todos nós. Existem mais de 30 réplicas da Torre Eiffel em todo o mundo sendo a mais precisa localizada em Hangzhou, na China. Algo que poucos sabem, é que originalmente, a Torre Eiffel foi planejada para ser construída em Barcelona, na Espanha, mas o governo da cidade achou que era uma obra cara e sem finalidade, além da população ter achado a torre feia. Depois da recusa de Barcelona, Gustave recorreu à Paris, que aceitou o projeto apesar dos protestos de vários artistas e engenheiros famosos da época, como Émile Zola e Charles Garnier.

A Torre Eiffel ao redor do mundo:

  • Brasil: um empresário de Umuarama, uma cidade no oeste do estado do Paraná, construiu uma réplica da Torre Eiffel do tamanho de um prédio de 11 andares, com 10 toneladas de ferro.
  • Estados Unidos: uma mulher chamada Erika LaBrie se casou com a Torre Eiffel em 2007. Isso mesmo, ela se casou com a torre! Desde então é conhecida como Erika La Tour Eiffel. Ela é a fundadora de um grupo de pessoas que defendem o amor com objetos inanimados (objetofília) e antes de se apaixonar pela torre, Erika teve um caso de 20 anos com o Muro de Berlim. Outro fato interessante envolvendo os Estados Unidos é que Gustave Eiffel também projetou a parte interna da Estátua da Liberdade.
  • Áustria: um dos inventores do pára-quedas, o austríaco Franz Reichelt, decidiu testar um modelo de pára-quedas saltando da Torre Eiffel, infelizmente para Franz, seu modelo falhou e ele acabou morrendo. O vídeo do salto: migre.me/e0S6P
  • Alemanha: quando Hitler dominou a França, os parisienses sabotaram a Torre Eiffel cortando os cabos dos elevadores para que o ditador e os alemães não pudessem aproveitar a vista da cidade, a não ser que quisessem subir mais de 1000 degraus.

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

»

  1. Maria Paula

    Triste por a torre Eiffel já ser casada 😥

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: