Assinatura RSS

AK-47

Publicado em

ak-47_2_1A AK-47 (abreviação de Avtomat Kalashnikova odraztzia 1947 goda) é um rifle de assalto criado por Mikhail Kalashnikov em 1947 e que foi produzido pela indústria estatal IZH, na União Soviética. A arma possui um calibre de 7,62×39 mm, que é considerado de curto alcance. O rifle pesa mais de 4 kg quando totalmente carregado e seus disparos podem atingir até 400m. Uma AK-47 pode ser carregada com até 90 projéteis que atingem a velocidade de 700 metros por segundo.

A AK-47 surgiu logo após a segunda guerra mundial e foi inspirada no fuzil alemão Sturmgewehr 44 (StG 44) e é a arma mais fabricada de todos os tempos com mais de noventa milhões de reproduções. Contando com suas variações, o modelo Kalashnikov foi mais produzido do que todas as outras armas fabricadas juntas. Sua popularidade se deve graças à facilidade no uso e sua resistência contra os mais diversos tipos de contratempos, ficou famosa por seu uso ser tão fácil “que até uma criança pode usar”. Apesar desses fatores positivos, a arma em geral não é boa se comparada com outras de seu modelo, pois a AK-47 não é muito precisa, além de ser pesada.

A AK-47 foi a arma mais vendida ilegalmente por traficantes de armas tendo o continente africano como o maior pólo de vendas ajudando a ampliar os conflitos rebeldes. Provavelmente a AK-47 foi o rifle que mais matou pessoas no mundo.Somali-war-kids_

Existe um museu Kalashnikov em Izhevsk, na Rússia. O museu foi fundado em 2004 e possui documentos sobre a vida do General Kalashnikov, além de uma grande coleção de armas. Cerca de dez mil pessoas visitam o museu mensalmente. O interesse no rifle aumentou significativamente após o filme Senhor das Armas com o ator Nicolas Cage, onde a arma é destacada.

A AK-47 ao redor do mundo:

  • Moçambique: na bandeira nacional existe uma AK-47, já que a arma foi amplamente usada pela luta de independência do país.
  • Vietnã: durante a Guerra do Vietnã, os soldados vietnamitas usaram AK’s.
  • Zimbábue e Timor Leste: há uma AK-47 no brasão de armas dos países.
  • México: a arma é conhecida como “chifre de cabra” e é o rifle mais usado pelos cartéis de drogas do país. Há várias citações do nome da arma em músicas populares mexicanas.
  • Líbano: o símbolo do grupo rebelde xiita Hezbollah é uma AK-47.
  • Egito: um prédio em forma de AK-47 foi construído no país.
  • Iraque: Saddam Hussein possui uma AK-47 de ouro.
  • Colômbia: o pacifista colombiano César López desenvolveu a “escopetarra”, uma guitarra construída a partir do corpo de um AK-47.
  • Rússia: a AK-47 é um dos símbolos nacionais, assim como a vodka.

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: