Assinatura RSS

Pôquer

Publicado em

images

O pôquer é o jogo de cartas mais popular do mundo. Historiadores citam várias origens possíveis para o jogo, mas o pôquer como é conhecido hoje em dia foi levado no século XIX aos Estados Unidos pelos emigrantes franceses e lá aperfeiçoado. O registro mais antigo sobre o jogo é de um texto de 1934 escrito por Jonathan H. Green, esse texto detalha as regras do pôquer, que era chamado de “jogo da trapaça”. O nome pôquer (poker em inglês), deriva do alemão pochen que significa bater.

Existem três estilos predominantes de jogo: Stud Poker, Omaha e o mais popular, Texas Hold’em. O estilo Texas Hold’em possui nove possibilidades de combinações no jogo, com sete cartas: duas na mão do jogador e cinco na mesa. As combinações em ordem crescente são: High Card (carta mais alta quando não ocorre nenhuma combinação, sendo Ás a carta mais alta e 2 a mais baixa); One Pair (duas cartas iguais, por exemplo, 2♥ 2♠); Two Pairs (repetição de duas cartas iguais, por exemplo, 2♥ 2♠ e 3♥ 3♠); Three of a Kind (três cartas iguais ou trinca, por exemplo, 2♦ 2♠ 2♣); Straight (sequencia de cinco cartas, sendo a mais alta 10 até Ás e a mais baixa 2 até 6); Flush (repetição de cinco cartas com naipes iguais); Full House (cinco cartas formando uma trinca e um par, por exemplo, 2♦ 2♠ 2♣ 3♥ 3♠); Four of a Kind (quatro cartas iguais ou quadra, por exemplo, 2♦ 2♠ 2♣ 2♥) e Straight Flush (sequencia de cinco cartas com repetição de naipes sendo a mais alta 10 até Ás e a mais baixa 2 até 6).

Apesar de ser julgado por muitos como um jogo de azar, na verdade o pôquer é um jogo de tática, segundo estudos o jogo de pôquer tem menos de 15% de sorte, sendo o restante, habilidade. Em 1969 foi criada a Série Mundial de Pôquer por Tom Moore e é o maior e famoso campeonato de pôquer do mundo. O torneio tem transmissão pelos canais ESPN e graças a isso sua popularidade aumentou muito nos últimos anos. O maior prêmio do torneio foi para o americano Jamie Gold que faturou 12 milhões de dólares em 2006.

Mesa de um jogo de pôquer online do site FullTilt Poker

Mesa de um jogo de pôquer online do site FullTilt Poker

A popularização do jogo foi tanta que foram criados vários sites dedicados inteiramente ao pôquer. A primeira plataforma de pôquer online foi criada em 1998, o Planet Poker. Hoje em dia, as franquias de pôquer online oferecem prêmios em dinheiro real e ingressos para torneios profissionais, o mais popular é o PokerStars. Vários países do mundo tratam o pôquer online como sendo ilegal.

O pôquer ao redor do mundo:

  • Irã: Antonio “The Magician” Esfandiari é o detentor do recorde de maior prêmio em dinheiro de competições de pôquer, o iraniano faturou a quantia de 18.3 milhões de dólares em 2012.
  • China: acredita-se que já existia um jogo parecido com o pôquer no século X e era jogado inclusive pelo imperador.
  • Pérsia: no século XVI jogavam um jogo chamado “Ganfija” ou Cartas do Tesouro, seguia mais ou menos o estilo do pôquer atual. O baralho continha 96 cartas que eram feitas de finas camadas de marfim.
  • Espanha: dizem que o jogo Primero foi o antecessor do pôquer, já que foi um dos primeiros jogos que se tem notícia em que blefar e apostar eram partes cruciais da estratégia.
  • Estados Unidos: curiosamente, o pôquer foi proibido no estado americano de Nevada no início do século XX, estado onde a capital é Las Vegas, cidade famosa por seus cassinos. Obviamente a lei não durou muito tempo.

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: