RSS

História em Quadrinhos

Publicado em

yellow-kid
A história em quadrinhos, conhecida popularmente no Brasil como Gibi, surgiu no final do século XVIII nos Estados Unidos. Desde sempre na história da humanidade existiram desenhos em sequência, como as gravuras feitas em cavernas, retratos de batalhas nas pirâmides, desenhos de alto-relevo em vasos gregos, até vitrais da via sacra em igrejas. Porém, em forma de revista, a história em quadrinhos só ficou conhecida em 1895 com Yellow Kid criado por Richard Outcault. Dois anos mais tarde, o alemão Rudolph Dirks desenvolveu Katzenjammer Kids, que foi a primeira HQ a utilizar balões para representar as falas das personagens.

felixQuando o uso de animais como personagens começou, no início do século XX, as HQs culminaram. O primeiro a atrair fama foi o Gato Félix, primeiro personagem de quadrinhos que conseguia atrair público por si só. Entretanto, em 1928 um rival que deixaria o Gato Félix esquecido no passado foi criado: Mickey Mouse. O sucesso da criação de Walt Disney foi tanto que ele acabou virando o símbolo da Walt Disney Company.

A popularização das HQs foi rápida e gigantesca, porém ela veio a conhecer seu auge quando os super-heróis foram criados. É necessária a divisão em épocas para explicar melhor as influências que elas geraram e suas causas:

 A era de ouro (1938-1956), marcou a criação e definição do arquétipo do super-herói. Principais HQs: Super-Homem (Action Comics); Batman (DC Comics); Capitão América (Marvel Comics); Capitão Marvel (Marvel Comics), MAD (EC Comics).

A era de prata (1956-1971), conhecida pelo significativo aprimoramento gráfico e popularização das HQs, principalmente no gênero de super-heróis. Principais HQs: Liga da Justiça (DC Comics) e Quarteto Fantástico (Marvel Comics).

pow

A era de bronze (1971-1980), total dominação das HQs de super-heróis, as histórias começaram a abordar temas recorrentes da sociedade, como uso de drogas e poluição. Principais HQs: O Espetacular Homem-Aranha (Marvel Comics), X-Men (Marvel Comics).

A era moderna (1981-presente), os personagens se tornaram psicologicamente complexos de entender e as histórias mais sombrias. Principais HQs: Watchmen (DC Comics), Maus (Pantheon Books), X-Men (Marvel Comics), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (DC Comics).

A história em quadrinhos ao redor do mundo:

  • Japão: lá as histórias em quadrinho são chamadas de manga e possuem suas próprias características, o fato mais curioso é que os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda.
  • Brasil: somente nós sabemos o significado de “gibi”. O termo surgiu quando uma revista de quadrinhos lançada pela editora Globo recebeu o título de Gibi, assim como acontece com outros produtos, tais como Maizena e Bombril, o termo se popularizou até virar sinônimo de história em quadrinhos.
  • França: em meados de 1820 existiam as chamadas “canções de cego”, consideradas precursoras dos quadrinhos atuais.
About these ads

Sobre Gabriel Colman

Descendente de irlandeses, fã de música e livros. Curioso, louco por história, principalmente idade média. Gosto de desenhar, inventar e discutir. Nasci na década e no país errado, porém aproveito o tempo e gosto da minha nação, apesar de criticá-la. Odeio que discordem de mim e de lugares com muitas pessoas. Mais ou menos isso. Sigam-me no twitter @GabiColman.

»

  1. Maria Paula

    Ok, agora você acaba de ganhar de vez uma leitora. haha
    Adorei o tema e achei muito interessante a divisão de épocas, me fez ficar curiosa a respeito da época de criação de outros HQs, como Hellblazer por exemplo.

    Resposta
  2. ester lopes

    estou na escola fazendo uma pesquisa sobre o gibi e essa materia me ajudou bastante
    gostei muito

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: